Pare de procurar as melhores ações para investir

A busca pela resposta pronta indica que você não está pronto.

Uma das primeiras coisas que muitas pessoas fazem quando decidem começar a investir na bolsa de valores, é fazer a seguinte pergunta para o google:

“Quais são as melhores ações para investir?”

 

Passam 10 minutos pesquisando e quando acham a resposta mais convincente, já correm para o home broker para não perderem o tempo de surfar essa onda. O que acontece depois? A onda simplesmente vira um tsunami para afogar o patrimônio dessas pessoas.

Então aqui vai uma dica valiosa: pare de procurar uma resposta pronta, construa as suas próprias estratégias de investimento, conheça a fundo as empresas que vai investir e veja o que faz ou não sentido para você, a informação é o maior minimizador de riscos.

Para te ajudar com isso existem dois tipos de conhecimentos que são essenciais para investir:

 

Conhecimento Técnico

São todas as informações necessárias para que você consiga identificar as empresas as quais você quer ser sócio e também como monitorar a saúde financeira delas, já que o investimento é a longo prazo, precisamos achar empresas que acreditamos que sobreviverá ao grande teste do tempo.

Conhecimento emocional

O maior desafio dos investidores está relacionado com os sentimentos de ganância ou medo, esse tipo de controle emocional é o que vai te ajudar ao longo da sua jornada como investidor. É basicamente compreender que o movimento das manadas muitas vezes não faz sentido.

Ilustrando essa última frase, o nosso bom velhinho, Warren Buffet tem uma frase icônica:

“Seja medroso quando todos são gananciosos e ganancioso quando todos são medrosos”

Portanto, é muito importante que ao invés de tentar achar alguma resposta pronta no google, ao investir, busque o conhecimento necessário para que você possa formular as suas próprias ideias e assim aumentará a sua consciência sobre o que acontece com o seu dinheiro e diminuirá a insegurança ao longo da sua caminhada como investidor.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *