Erros do Investidor Iniciante

Já que vamos falar dos erros que geralmente um investidor iniciante comete, vale começar relembrando que existem dois tipos de erro: o erro necessário e o erro burro. O erro necessário é aquele que acontece porque ninguém antes na história fez o que você está tentando fazer, logo, você só vai saber se vai dar certo ou não se você tentar. Já o erro burro acontece quando você não busca conhecimento sobre determinado assunto, e acaba cometendo o mesmo erro que outras pessoas que foram pelo mesmo caminho já cometeram, ou seja, você poderia ter evitado.

A maioria dos erros cometidos pelos novatos estão sempre ligados ao conhecimento. Toda vez que não dominamos um determinado assunto, acabamos passando por dois dos quatro estágios da competência: a Incompetência Inconsciente e a Incompetência Consciente. A partir do momento que começamos a aprender, evoluímos para os dois últimos estágios: Competência Consciente e Competência Inconsciente. Saber em qual estágio você está pode evitar que você cometa alguma falha que poderia ser evitada.

Estágio 1: Incompetência Inconsciente – A pessoa não sabe que não sabe

 

Nesse estágio, a pessoa se abstém de buscar conhecimento sobre o assunto. Ela acredita que já tem conhecimento suficiente e então pode cair em dois erros:

 

1-            O novo investidor acredita naquele velho ditado: É errando que se aprende.  e acaba fazendo suas primeiras aplicações em um produto financeiro que talvez não seja o ideal para ele naquele momento.

 

2-            O investidor vai ao seu banco para pedir orientações sobre onde investir o seu capital, porque ele acredita que já entende sobre investimento e conclui que a melhor forma de investir é consultando o seu gerente. O gerente, por sua vez, oferece os produtos disponíveis, que geralmente são os do próprio banco e com rentabilidades muito inferior ao mercado, fazendo com que o investidor deixe de ganhar dinheiro. O investidor, que acha que sabe, não tem a menor ideia de que o gerente tem interesses próprios ao orientá-lo.

 

Estágio 2: Incompetência Consciente – A pessoa sabe que não sabe

Quem está nesse estágio, sabe que não entende sobre investimentos e por isso, opta em não começar. Ao invés de buscar conhecimento para aplicar seu capital em um produto, o investidor erra ao optar por deixar o dinheiro parado na poupança, achando que é uma aplicação segura e a melhor opção para que não tem amplo conhecimento no mercado financeiro.

Estágio 3: Competência Consciente – A pessoa sabe que sabe, mas ainda não domina o assunto

O Competente Consciente já tem um pouco mais de conhecimento, mas ainda não domina totalmente o mundo dos investimentos. Quem está nesse estágio erra quando ao encontrar um bom investimento, acha que este é melhor do que todos os outros e que vai resolver seus problemas.

Não basta conhecer o mercado financeiro. Para cada meta, existe um produto que vai se encaixar melhor. Por exemplo, não tem como aplicar em um mesmo produto a parcela destinada para a viagem com a família daqui a 3 anos e a parcela para chegar à independência financeira. Cada objetivo tem um prazo e consequentemente um esforço diferente.

 

Além disso, se você investe todo o seu patrimônio de uma vez, corre o risco de havendo uma grande variação na bolsa, ter um grande prejuízo ou até perder todo o seu capital. Bolsa de valores é uma ferramenta para impulsionar o enriquecimento a longo prazo. É um investimento considerado de alto risco justamente pela volatilidade do mercado.  Por isso, o ideal é ter um conhecimento aprofundado e montar uma carteira de investimento variada, com diferentes prazos de liquidez e produtos com diferentes riscos, promovendo uma alta liquidez a longo prazo, mas também com alguns investimentos com menor rentabilidade e com menor risco.

Estágio 4: Competência Inconsciente – A pessoa não sabe que já sabe

Quem chega no estágio quatro tem amplo conhecimento e por isso, faz tudo que faz inconscientemente, de modo automático. Ou seja, na hora que tiver de rever a sua carteira de investimento e rebalancear suas aplicações, fará tranquilamente. Mas diferente do Inconsciente Incompetente ele não acha que sabe tudo e continua buscando conhecimento.  E esperamos que logo você esteja nesse estágio.

 

É como o mestre diz: “Quanto mais você aprende, mais você ganha” (Buffet, Warren)

7 respostas
  1. DANIEL APARECIDO CAVICCHIOLI FERREIRA
    DANIEL APARECIDO CAVICCHIOLI FERREIRA says:

    Meu nome é Daniel tenho 18 anos comecei acompanhar seu canal a pouco tempo e gostaria de saber os melhores lugares pra buscar conhecimento sobre o mercado de ações, até agora já investi 5 mil reais eu diria que foi no escuro lembrando que não perdi dinheiro e muito pelo contrário pois invisto em empresas de alto potencial e que já são empresas muito bem reconhecidas, mas creio que ainda não sei muito bem oque ando fazendo, aceito qualquer conselho que seja construtivo des de já agradeço.

    Responder
  2. Gilson
    Gilson says:

    Boa noite a todos. Encontrei o site pesquisando cursos de ações gratuito no Youtube . Achei interessante o site Jovensde negócios e estou aqui para aprender com todos

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *