Anvisa concede registro definitivo à Vacina da Pfizer

A vacina da Pfizer se tornou a 1° vacina contra a COVID a obter registro definitivo no Brasil. O Registro autoriza a importação pela rede privada, apesar de ainda não haver nenhum acordo par aa compra. Além disso, apesar da autorização, a Pfizer informou que só vai negociar as doses da vacina contra a COVID com o Governo, descartando especulações sobre a venda para a rede privada.

As negociações para compra da vacina da Pfizer não incluem transferência de tecnologia – ou seja, a vacina não será fabricada em solo brasileiro, e, sim, comprada de fora, diferente das vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil (Oxford e a CoronaVac), que são produzidos aqui no Brasil mesmo.

Bom, apesar da aprovação e registro definitivo, o governo declarou que não há nenhuma negociação com a farmacêutica porque discorda de cláusula que a isenta de responsabilidade em caso de efeitos adversos.

Pazuello afirmou que o governo e o Congresso estão negociando uma solução: uma lei no Parlamento que permitiria adquirir os imunizantes mesmo com essa isenção de responsabilidades ao laboratório.

E ai, no meio da declaração tivemos praticamente um DejaVu.

Lembra quando o Ministro da Saúde anunciou a compra de 46 mil doses da Coronovac, e horas depois, o presidente Bolsonaro vetou a compra??

Bom, Bolsonaro não chegou a vetar. Ainda! Mas durante a declaração do ministro da saúde, o presidente pediu a palavra e disse que a cláusula que isenta a empresa de responsabilidade “é uma coisa de extrema responsabilidade”. E, então, mencionou um hipotético veto, caso seja aprovada uma lei negociada pelo Congresso que isentaria o laboratório por possíveis efeitos colaterais.

Bom, então, por enquanto, seguimos apenas com a vacinação de doses da Coronavc e da vacina de Oxford.

 

Fontes:

https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2021/02/24/bolsonaro-diz-que-decisao-sobre-pfizer-e-de-extrema-responsabilidade.htm

https://g1.globo.com/bemestar/vacina/noticia/2021/02/23/anvisa-concede-registro-definitivo-a-vacina-da-pfizer.ghtml

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *