PIB do 3°TRI registra alta de 7,7%, mas ainda não anima os economistas

Na última quinta-feira, o IBGE divulgou os dados do o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre de 2020. A economia brasileira registrou alta de 7,7% no período entre julho e setembro na comparação com o segundo trimestre. Apesar da alta, o resultado foi abaixo do esperado pelos economistas, que tinham expectativa de um crescimento de 9% no período de julho a setembro na comparação com abril a junho, ante queda de 9,7% no segundo trimestre frente o primeiro.

Apesar do crescimento recorde do PIB, a economia brasileira ainda não voltou ao nível pré-crise, com resultado 4,1% abaixo do último trimestre de 2019.

Acontece que o crescimento registrado foi baseado nos resultados do segundo semestre, momento em que o Brasil vivia o auge da pandemia. Por isso, por mais que haja um crescimento na comparação entre o segundo e o terceiro trimestre, quando comparado ao mesmo período do ano anterior o resultado é a queda de 3,9%.

Segundo IBGE, a economia voltou ao patamar do início de 2017, quando começou a saída da recessão de 2014-2016.

Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, afirma que tanto o comércio quanto a indústria, já voltaram ao patamar pré-crise, mas que o setor de serviços, que é que mais pesa no PIB, ainda estão no patamar do começo de 2017. Apesar recuperação nos setores de construção e imobiliário, a parte de infraestrutura, até por causa dos gastos do governo, continua puxando o PIB para baixo.

Receba ainda declarou que “agropecuária é a única que está crescendo nas taxas interanuais, muito puxada pela soja, que é a nossa maior lavoura”

 

Quer ficar por dentro das principais notícias da semana? Assista ao Plantão JN.

 

Fonte: https://www.infomoney.com.br/economia/pib-se-recupera-e-sobe-77-no-terceiro-trimestre-de-2020-mas-fica-abaixo-do-esperado-pelos-economistas/
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *