Joe Biden assume a Presidência dos EUA

O grande dia chegou. Na última quarta-feira, aconteceu a posse do novo presidente dos EUA, Joe Biden. Em seu discurso, Biden disse que “democracia prevaleceu” e pediu a união dos Estados Unidos.

Por conta do recente atentado ao Capitólio, a segurança foi reforçada e a cerimônia de posse aconteceu sob a proteção da Guarda Nacional. O tradicional desfile a carro aberto foi cancelado por causa de medidas restritivas relativas à pandemia.

A posse de Biden contou com fogos de artifícios, Lady Gaga cantando o hino nacional e o encontro do atual presidente com os antecessores Obama, Clinton e Bush. Mas, o que marcou a entrada de Biden na Casa Branca foram os 17 decretos assinados no dia de sua posse, buscando reverter políticas que marcaram a gestão de seu antecessor Donald Trump.

Entre as principais, estão medidas sanitárias e econômicas de combate à pandemia, o retorno dos EUA à OMS (Organização Mundial da Saúde) e ao Acordo de Paris para o Clima.

A China, país com quem os EUA viviam uma guerra comercial e tecnológica por conta de conflitos com o ex presidente Donald Trump, parabenizou Joe Biden por sua posse como presidente e parafrasearam parte de seu discurso de posse, pedindo igualmente “unidade” nas relações bilaterais.

E por falar nele….

Donald Trump não quis participar da cerimônia de posse de Joe BidenTrump, então, fez seu último discurso como presidente, elogiando à própria administração, e afirmando que o próximo governo terá uma base sólida. E quando finalmente acreditávamos que Trump já tinha superado a derrota, ele finalizou o discurso dizendo:

 

“Sempre lutarei por vocês, eu estarei vendo, escutando. Nós amamos vocês, voltaremos de alguma forma. Tenham uma boa vida. Nós nos veremos em breve”.

 

E como reagiu o mercado com a posse de Biden…

Os principais índices das bolsas mundiais se animaram e fecharam em alta após posse de Joe Biden.  Mas por aqui, o Ibovespa não seguiu o mesmo caminho. Além da falta de insumos para produção das vacinas, os ruídos políticos também contribuíram para desconfiança dos investidores.

 

 

Fontes:
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/01/20/donald-trump-deixa-a-casa-branca-e-vai-para-resort-na-florida-horas-antes-da-posse-de-joe-biden.ghtmlhttps://www.bbc.com/portuguese/internacional-55740588
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2021/01/20/bolsonaro-cumprimenta-biden-e-exalta-relacao-solida-entre-brasil-e-eua.htm
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *