Desemprego: Setor Privado X Setor Público

Segundo levantamento realizado pela consultoria IDados, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), de set/19 a set/20 foram registrados 11,5 milhões de brasileiros que perderam seus empregos no setor privado. Mas, o que chama atenção no estudo divulgado essa semana, é que na contramão dos desempregos do setor privado, há um aumento na contratação pelo setor público. Isso porquê, a demanda por serviços públicos, em momentos de crise, não diminui tanto quanto a demanda por serviços privados.

O estudo também aponta que  a destruição de postos no setor privado chegou a quase 2 milhões. Ou seja, a destruição de empregos causada pela pandemia é cerca de seis vezes maior do que a verificada na última recessão, em 2016. Além disso, o que preocupa os especialistas é que nessa atual crise, foi percebido que os brasileiros desistiram de procurar emprego.

E aí você me pergunta: “Mas Breno, pelo menos o aumento nas contratações do setor público são uma boa notícia né?”

Não exatamente!! Os cargos públicos chamam atenção das pessoas por alguns motivos:

  • Os servidores públicos, em sua maioria, têm estabilidade no emprego.
  • O setor público está sempre contratando. Por conta da estrutura da carreira no setor público, com promoções e progressões em excesso, há sempre falta de funcionários na ponta.
  • a remuneração média dos servidores é 94,4% superior ao oferecidos pela iniciativa privada.

 

Só que, olhando do lado econômico, no Brasil, o gasto com pessoal é a segunda maior despesa do governo federal, atrás apenas dos benefícios previdenciários. Aliás, o gasto salarial no Brasil destoa do resto do mundo e vem crescendo de forma contínua.

 

Em resumo, de um lado temos alguns milhões de desempregados que desistiram de procurar emprego (pelo menos enquanto durava o auxílio emergencial) e do outro, aumento nas contratações do setor público, e consequentemente, aumento nas despesas públicas.

 

Fontes: https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/2021/01/27/em-um-ano-115-milhoes-perderam-emprego-no-setor-privado-enquanto-setor-publico-seguiu-contratando.ghtml
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *