Como Fidelizar Clientes

Antes de trazer algumas maneiras simples de manter os seus clientes sempre fiéis, vale ressaltar um ponto importantíssimo. O custo de você trabalhar um cliente que já conhece a sua marca e aprova o seu produto é infinitamente menor do que o custo de buscar um novo cliente.

E a margem não fica só na aquisição de cliente não. Em uma pesquisa realizada pela Nielsen, mais de 80% dos entrevistados afirmam confiar mais nas indicações de amigos e familiares do que em outros tipos de publicidade. Ou seja, você ainda consegue reduzir custos com marketing além de ter um canal de divulgação com um poder de conversão muito maior.

Como cada negócio tem um publico diferente e oferece um produto ou serviço diferente, há diversas maneiras de você reconquistar o seu cliente. Mas, de forma generalizada, vamos trazer aqui quatro estratégias que podem muito bem ser aplicada por qualquer empreendedor, independente do setor de atuação.

 

Manter contato através de conteúdo

Você provavelmente tem o cadastro do seu cliente, seja um email, seja um telefone. Forneça conteúdo diferenciado para este consumidor. A mensagem precisa ser direcionada. Não adianta você ter a mesma mensagem para um cliente que já conhece a sua marca e para um potencial cliente.  O cliente precisa sentir que a marca sabe quem ele é, que a marca o reconhece como consumidor.

Contatar para Celebrar

A ideia aqui é um contato com o cliente, sem direcionamento para compra do produto ou serviço. O objetivo é simplesmente mostrar carinho, mandando uma mensagem com a simples intensão de tornar o dia de alguém melhor. Ótima oportunidade para fazer com o cliente se lembre da marca, mostrando ao cliente que a marca se lembrou dele, seja em seu aniversário, seja mandando um feliz natal, por exemplo.

Marketing de Fidelidade

Trata de fornecer ao cliente algum beneficio pela quantidade de vezes que ele consome o seu produto ou serviço. Por exemplo, uma cafeteria pode fornecer aos seus clientes um cartão fidelidade, no qual após consumir 9 cafés, o décimo é por conta da casa. Pod

e até parecer uma estratégia já manjada, mas mesmo que utilizada a anos, ainda assim é uma forma de manter o cliente consumindo o seu produto e não o de seu concorrente, já que ele sabe que além de solucionar o seu problema no hoje, ainda terá algum benefício futuro.

Fazer novas ofertas

Novamente vamos levantar o ponto de tratar o cliente de uma forma diferenciada. A oferta para um cliente da base não pode ser sempre as mesmas as ofertas divulgadas para captação de novos clientes. O ser humano tem a necessidade de ser reconhecido, de sentir que não é apenas mais um número. Você mostrar para o seu cliente que sabe que ele já é consumidor da marca a algum tempo, e lhe fazer uma oferta diferenciada por isso, é uma forma infalível de fidelizar o cliente.

 

Sempre que for pensar sobre como manter e fidelizar os seus clientes, lembre-se da seguinte frase:

 

“As dores de cabeça estão no Front End, mas o dinheiro está no Back End”.

 

Por isso, manter a sua base de cliente sempre aquecida é muito mais rentável e muito menos trabalhoso. Pense nisso!!!

3 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *