Viver de Renda : Curva de Produtividade

Viver de renda pode parecer um sonho distante para muitas pessoas. E, por isso mesmo, uma grande parte da população não planeja suas economias para atingir a independência financeira. O grande problema é que poder viver de renda não mais uma questão de privilégio.

 

Reforma da Previdência

 

A Reforma da Previdência é um assunto sempre muito polêmico. Diversas propostas legislativas já foram apresentadas, mas ainda não conseguiram bater o martelo sobre uma nova definição relativa à Previdência Social.

 

Você sabe por quê a reforma é tão discutida? Se você já sabe como funciona o INSS, o susto não vai ser tão grande. Caso contrário, é melhor se sentar…

 

Diferente do que muitas pessoas pensam, a aposentadoria não é o dinheiro que você juntou durante anos de contribuição à Previdência Social. A aposentadoria que os mais velhos recebem, é o dinheiro vindo da contribuição ao INSS paga pelos jovens!! Ou seja, explicando de uma maneira direta, objetiva e até um pouco grosseira, quem é jovem hoje paga a conta de quem é idoso hoje. E é exatamente aí que nasce o problema…
(Fonte da Imagem: Site IBGE)
A imagem acima, foi tirada do site do IBGE, e mostra a pirâmide etária nos anos de 1940 e 1980. Durante esses anos, não havia preocupação com o modelo do sistema da Previdência Social brasileiro, visto que a quantidade de jovens é muito maior do que a população mais idosa.
(Fonte da Imagem: Site IBGE)
A pirâmide de 2018 já é bem diferente. Aliás, nem sei se podemos continuar chamando de pirâmide, já que a imagem dela se parece mais com o naipe de espadas () do baralho. Em 2018, é possível ver um movimento de maior expectativa de vida em contrapartida a queda na taxa de natalidade. Ou seja, esse é o cenário onde se começa questionar a sustentabilidade do modelo de aposentadoria no Brasil. Se o número de jovens for menor do que o número de idosos, a conta não fecha.


E pode piorar…


A projeção divulgada pelo IBGE para o ano de 2060 foi como disparar um alarme de incêndio:


(Fonte da Imagem: Site IBGE)

Pensando nesse cenário, vamos trazer um outro conceito para você, chamado de Curva de Produtividade. O gráfico abaixo mostra a relação entre a sua idade e o dinheiro (tanto a quantidade arrecada quanto os seus gastos).

Não é uma regra, mas na grande maioria das pessoas, o pico de produtividade ocorre dos 25 aos 50 anos de idade. Ou seja, esse é período que as pessoas mais produzem e, consequentemente, geram mais renda. Após os 55 anos, as pessoas tendem a tirar o pé do acelerador, e, ao invés de gerar mais renda, tendem a consumir o dinheiro que que juntaram. E quanto mais velhas forem ficando, a tendência é que cada vez mais passem a produzir cada vez menos.

 

O alerta aqui vai justamente para o planejamento da sua curva de produtividade. De acordo com os dados que trouxermos agora, e enquanto a previdência não tiver nenhuma reforma aprovada, a falta de planejamento pode te colocar em uma situação delicada quando você quiser se aposentar!
O ideal é que o seu planejamento seja igual a esse gráfico, onde você conseguirá juntar dinheiro suficiente até os seus 55 anos, para poder usufruir dos seus rendimentos enquanto o seu dinheiro trabalha por você.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *