Perfil do Investidor

Você sabe qual é o seu perfil de investidor?

 

Bom, se você já investe significa que já abriu sua conta na corretora, preencheu o questionário de Suitability e já tem seu perfil definido. Se você é um investidor novo, talvez esse termo seja novidade para você.

 

Suitability, que traduzido significa adequação, é um questionário obrigatório que deve ser preenchido quando o investidor abre a sua conta na corretora de valores. As corretoras sabem que muito de seus clientes ainda não tem conhecimento aprofundado sobre o mercado de investimentos, e é através do suitability que elas conseguem ajuda-los recomendando produtos adequados a cada investidor.

 

O questionário é composto por algumas perguntas que levantam características chave para definição do perfil. O investidor responde basicamente sobre o seu conhecimento em investimentos, qual o prazo que deseja manter seu capital investido, sua tolerância ao risco e qual é o seu patrimônio e disponibilidade do capital. Com essas respostas é possível classificar o investidor como CONSERVADOR, MODERADO OU ARROJADO.

 

Perfil Conservador

A principal característica desse investidor é a tolerância à perda ser baixa ou até inexistente. São pessoas que não estão dispostas a correr risco e preferem ter mais segurança, mesmo que para isso invista em produtos com menor rentabilidade. Ou seja, ganhar menos, mas ganhar sempre. Normalmente são pessoa mais velhas e que já tem seu patrimônio construído ou investidores iniciantes com pouca experiência e que optam por não correr riscos.

Os investidores conservadores têm a maior parte da sua carteira em produtos de renda fixa, como por exemplo Tesouro Direto e os Títulos Privados.

 

Perfil Moderado

O investidor moderado é um pouco mais ousado que o investidor conservador. Ele busca melhores rendimentos e está disposto a se arriscar um pouco mais, mas sem exagerar. O investidor moderado já um tem conhecimento maior sobre finanças e começa a variar a sua carteira entre produtos de renda fixa e renda variável, ainda que maior parte de seu capital investido ainda esteja na primeira opção.

Perfil Arrojado

 

O investidor arrojado tem como principais características o conhecimento em investimentos e a maior parte do seu patrimônio aplicado em renda variável. Ele entende as oscilações e a volatilidade do mercado e por isso está disposto a correr risco em busca de maior rentabilidade. É o investidor que busca aumentar seu patrimônio de forma mais rápida e por isso investe em produtos financeiros mais complexos.

Seu conhecimento permite que ele faça gerenciamento de risco e aceite rentabilidades negativas no curto prazo para ter um potencial de retorno superior ao da renda fixa no longo prazo.

 

Apesar de cada perfil ter como característica um nível de conhecimento sobre investimentos, este não é o único fator para definir o perfil de um investidor. Ou seja, apesar de o investidor adquirir mais conhecimento sobre o mercado com o passar do tempo, a tolerância dele ao risco é o que vai definir se ele se manterá em um perfil conservador ou se ele está disposto se tornar arrojado em busca de maiores rendimentos.

Além disso, também é necessário alinhar a rentabilidade esperada com o prazo de retorno sobre o capital aplicado.  Ou seja, assim como um bom empreendedor, o bom investidor precisa ter um bom gerenciamento de suas estratégias para conseguir alcançar o lucro objetivado no prazo desejado.

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *