É hora de investir em Bitcoin?

Se você tem acompanhado as notícias nas últimas semanas, então deve ter visto que o Bitcoin tem batido altas históricas. Seria a hora de investir na criptomoeda??

 

Investindo em Bitcoin

 

Como qualquer investimento de renda variável, se de um lado temos altas valorizações que proporcionam rentabilidades altíssimas, do outro temos o risco elevado. E como já sabemos que conhecimento é um minimizador de riscos, a Newsletter de hoje, vai falar um pouquinho da criptomoeda mais famosa do mundo.

Assim como o real, o dólar e o euro, o Bitcoin também é uma moeda. Porém, suas duas principais característica são ser 100% digital e não estar atrelada a nenhum governo.

O Bitcoin é uma moeda totalmente descentralizada. Além de não ter nenhum país/governo como regulador, também não nem tem nenhuma instituição intermediando as transações. Trata-se de um modelo com negociação apenas entre as partes que compram e vendem a moeda. Como o próprio criador da criptomoeda, Satoshi Nakamoto, a defini Bitcoin “é simplesmente um dinheiro eletrônico de peer-to-peer”.

Até aqui parece simples! Mas, se não tem nenhuma instituição regulatória intermediando as transações, como elas são validadas?? É seguro realizar transações assim?

 

Bitcoin é confiável??

 

O que causa um pouco de receio nas pessoas que buscam entender mais sobre é a criptomoeda, é a maneira com que ela é transacionada. Por ser uma moeda 100% digital, todas as transações, sejam de compra ou de venda, são realizadas por uma tecnologia chamada de BlockChain.

O BlockChain é a tecnologia que garante que as operações tenham sido de fato realizadas. Ou seja, é a forma de validar as transações feitas com a criptomoeda. Mas se não há um órgão responsável pela regulamentação do Bitcoin, quem é que utilizada dessa tecnologia para confirma uma transação? Qualquer pessoa.

 

Oi?????

 

Isso mesmo. Qualquer pessoa pode ser o responsável por validar, basta apenas programar o sistema de validação no seu computador. E por que as pessoas fariam isso?? Apenas para ajudar a comercialização na moeda?  Apesar das boas intenções, não é apenas isso que faria com que as pessoas tirassem um tempo do seu dia para exercer essa atividade. Para incentivar as pessoas a participarem desse processo de validação e registro das operações, foi criado um sistema no qual as pessoas quem validam as operações de Bitcoin, recebem em troca novas unidades da moeda. Ou seja, cada vez que uma as pessoas “recebe” por realizar o trabalho de registro, é colocado mais Bitcoin no mercado.

 

É hora de comprar Bitcoin?

 

Aqui no Brasil, já existem algumas corretoras de criptomoedas, no qual você pode colocar o seu dinheiro, em real, para investir em criptomoedas. É o mesmo processo que você faz ao transferir seu dinheiro para corretora de valores para poder aplicar o seu patrimônio em algum produto financeiro.

Mas, se essa é a hora de você comprar a moeda, é só você quem pode decidir. Lembre-se de que montar uma carteira de investimentos é um processo no qual é preciso analisar o perfil do investidor, considerando sua idade, sua aversão a risco e a liquidez desejada.

Encare a criptomoeda como a ação de uma empresa, na qual você precisa estudar e obter o máximo de conhecimento para então poder tomar a sua decisão! Fuja do comportamento de manada. Lembre-se que o investimento que é bom para mim, pode nem sempre ser o melhor para você.

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *