Franquias

De acordo com o Sebrae, no Brasil 80% das empresas quebram antes de completar 4 anos. Quando falamos de franquias, esse número é até quatro vezes menor.  Mas é preciso conhecer muito bem o modelo de franquias para ter certeza de que este é o melhor investimento para quem quer empreender.

Antes de pontuar as vantagens e desvantagens da franquia, é valido lembrar que independente do modelo de negócio que você escolha para iniciar sua jornada empreendedora, você vai precisar de dedicação e paixão. Robinson Shiba, fundador da China in Box e da Gendai, afirma que o maior erro do empreendedor é ter apenas inspiração e não ter transpiração.

Empreender

Empreender não é apenas colocar o dinheiro no negócio e achar que ele irá te trazer rentabilidade e lucro sem precisar de esforço.  É preciso estar presente e entender o mercado. É se reinventar durante uma crise, perante a um novo cenário ou a um novo concorrente. É entender a velocidade da evolução e das mudanças nos hábitos dos consumidores. É preciso treinar e capacitar a sua equipe para que ela possa fornecer ao consumidor a experiência que você como dono deseja passar. Empreender é acompanhar cada etapa do negócio.

Uma franqueadora é uma empresa buscando expandir sua marca no mercado. A principal vantagem de ter um franqueado é levar sua marca a locais mais distantes, nos quais ela precisaria de grande investimento e estrutura para conseguir alcançar. O conhecimento regional de um franqueado é uma das maiores armas que a franqueadora pode usar a seu favor.

Vantagens de ser um Franqueado

– Solidez e credibilidade da marca no mercado.

– Suporte da franqueadora, incluindo consultoria, projeto arquitetônico, escolha do ponto, manuais e procedimentos, estratégia de implantação.

– Não exige do franqueado a criatividade para desenvolvimento de novos produtos/serviços.

– Conhecimento da média faturada e da rentabilidade com base em outras franquias da mesma marca.

– Estimativa do Pay Back.

– Se for uma franquia de bens de consumo, a franqueadora é responsável pela negociação com fornecedores e disponibilização dos produtos que serão vendidos pelos franqueados.

-Marketing e divulgação em grandes veículos de mídia da marca são de responsabilidade da franqueadora.

– Franqueadora fornece treinamento e desenvolvimento ao franqueado.

Desvantagens desse modelo de negócio

– Exige alto capital inicial

– A franquia deve seguir o padrão imposto pela franqueadora, o que faz com que o franqueado perca autonomia sobre o seu negócio.

– O local de abertura da franquia tem que ser aprovado pela franqueadora, ou seja, o empreendedor nem sempre pode escolher o local onde irá estabelecer o seu negócio.

– As operações do franqueado passam por constantes controle por parte da franqueadora

– Pagamento de Royalties

– Apesar de ser um modelo de sucesso, o retorno do investimento não é imediato.

– Existe um processo de seleção onde a franqueadora analisa o candidato a franqueado.

As franquias de fato trazem mais segurança por se tratar de um modelo que já passou do processo de amadurecimento e se fortaleceu no mercado. São negócios que cresceram tanto a ponto de grandes marcas buscarem parceiros para conseguir atender toda demanda. A receita do sucesso vem praticamente pronta. Se você tem o capital para investir, mas tem medo de arriscar algo novo, não tem ideia ou desejo de começar um negócio do zero, o modelo de franquia pode fazer sentido para você começar a empreender.

Mas, se você quer ter autonomia, tomar as decisões estratégias e começar o seu negócio sem alto investimento inicial, você não tem o perfil para ser um franqueado.

Mais importante do que escolher o modelo do negócio que quer atuar é escolher o segmento. Busque algo que tenha a ver com você. Se você gosta de cozinhar, por exemplo, pense em algo relacionado a alimentação. Seu novo negócio irá tomar seu tempo e trabalhar com algo que não gosta é desgastante e improdutível. É como dizem: Trabalhe com algo que você ame, e nunca mais precisará trabalhar na vida.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar neste assunto?
Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *