Como e Por quê Investir em Dólar

Recentemente, com a crise do coronavírus, vimos a cotação do dólar disparar e chegar a sua máxima histórica atingindo quase R$6,00. Com isso, queremos trazer para você qual a importância de ter ativos dolarizados na sua carteira e como você pode começar a investir no exterior.

Por que Investir em Dólar?

Existem muitas razões para você optar pelo dólar para diversificar os seus investimentos. Vamos pontuar 4 das principais:

O Dólar é a moeda mais Forte e Segura do mundo

Todas as transações do mundo entre dois ou mais países são negociadas em dólar. Para qualquer importação e exportação, o dólar é a moeda utilizada. Além disso, a maioria dos produtos que consumimos aqui no Brasil tem algum componente dolarizado. Até o pãozinho que você compra na padaria sofre alteração no preço por conta da variação cambial, já que o trigo é importado.

Ampliação de possibilidades de investimento

Menos de 1% dos ativos do mercado mundial estão no Brasil. O mercado americano tem uma prateleira muito maior de ativos, com as maiores marcas do mundo, como por exemplo Amazon, CocaCola, Apple e Google.

Redução de Risco

Quando o investidor aporta seu capital em ativos estrangeiros, ele está diversificando geograficamente. Dessa forma, caso o Brasil passe por uma recessão, por alguma crise política ou queda do PIB, seus investimentos estarão protegidos. Além disso, pela segurança que o dólar oferece, a moeda passou a ser o melhor papel de preservação de patrimônio. Comprar ativos dolarizados também nos protege da desvalorização cambial.

Evasão de Capital durante Crises

Durante uma crise, há uma grande evasão de capital saindo do país, pois os investidores buscam proteger seu capital. Como o dólar é a moeda mais segura, todo esse capital saindo do país vai para as empresas americanas, o que gera uma valorização nas ações estadunidenses. Além disso, por conta da grande variedade de ativos disponível nas bolsas americanas, é possível encontrar boas oportunidades de ativos baratos, não só de empresas dos EUA mas do mundo inteiro.

Como investir em dólar

 

Existem duas opções para você alocar seu capital em empresas dolarizadas: aplicar em BDRs (Brazilian Depositary Receipts) ou investir diretamente nos EUA através de uma corretora norte-americana.

BDRs são ações de empresas americanas de capital aberto negociadas também aqui na B3. Essa é a sua principal vantagem, pois você tem a possibilidade de investir em empresas estadunidenses pela nossa própria bolsa de valores brasileira. Por outro lado, é um ativo com baixa liquidez e baixa disponibilidade. Além disso, as BDRs só podem ser negociadas por investidores classificados como “qualificados”, ou seja, que possuem um patrimônio declarado de mais de 1 milhão. Outro ponto negativo é que a instituição emissora das BDRs no Brasil retém porcentagem dos dividendos pagos pelas empresas que estamos comprando.

Se a sua opção for investir diretamente nos EUA, a melhor escolha é aplicar o seu capital em StocksO mercado norte-americano é o mais eficiente do mundo e por isso além da disponibilidade de mais de 4 mil ativos, têm altíssima liquidez. Diferente das BDRs, são acessíveis, não é necessário ter patrimônio mínimo declarado e os dividendos são pagos normalmente, sem abatimento de instituições emissora. A desvantagem é que é necessário enviar capital para o exterior e com isso ser submetido a um spread cambial.

 

 

Para você começar a investir em ações no exterior, é imprescindível que você abra conta em uma corretora de valores americana. A Avenue é uma corretora fundada por brasileiros, com todo o site e atendimento é em português, além fornecer tudo o suporte para auxiliar o investidor na hora de enviar dinheiro, orientações de onde aplicar seu capital e também como declarar os investimentos estrangeiros. Você pode abrir sua conta clicando aqui.

Depois de todas as informações, não há como encontrar alguma objeção para não proteger e diversificar o seu capital investindo em ativos estrangeiros.

3 respostas
  1. Yuri Nascimento Martins
    Yuri Nascimento Martins says:

    Excelente conteúdo, agregando cada vez mais valor pras pessoas que não sabem onde investir ter uma grande corretora como a avenue para investir em dólar e mantendo a visão de longo prazo.

    Responder
  2. WELLINGTON SILVA
    WELLINGTON SILVA says:

    Ola meu nome é Wellington tenho 45 anos e tenho uma empresa nos EUA a mais de um ano.

    Atualmente tenho valores acumulados nos EUA mas até a presente data não fiz nenhum tipo de aplicação nos EUA.

    Gostei muito dos comentarios e gostaria de entender melhor

    Responder

Deixe uma resposta

Quer participar neste assunto?
Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *