Como ser um líder que inspira

Todo mundo sabe que pessoas que trabalham motivadas são muito mais produtivas. Porém, quando falamos de motivação, muitas vezes relacionamos a motivação a salários atrativos, bons benefícios e reconhecimento. Ok, isso faz parte! Mas tem algo que pode ter um peso muito maior na motivação: um bom Líder.

 

Você sabe qual é a diferença entre um chefe e um líder?

 

 

Em resumo, chefe é a pessoa que comanda um grupo, que tem poder na tomada de decisão e geralmente é procurado para auxiliar na solução de um problema. Já o líder, além de carregar todas as responsabilidades de um chefe, tem como principal característica ações que influenciam o comportamento de outras pessoas. Diferente do chefe, o líder não se preocupa apenas em alcançar um resultado, mas principalmente em COMO ele e sua equipe irão chegar a este objetivo. 

Não existe uma fórmula para ser um bom líder! Mas líderes inspiradores apresentam características em comum.

 

Conheça sua equipe 

Identifique os pontos fracos e habilidades de cada um. Cada colaborador tem um perfil diferente e é justamente essa diferença que pode fazer a equipe muito mais forte. São pessoas diferentes, com visões e habilidades diferentes. O líder que sabe reconhecer e delegar as funções considerando os pontos fortes de cada funcionário, conseguirá entregas com muito mais qualidades. Além disso, reconhecendo as fraquezas de cada um, o líder também pode ajuda-los no processo de aprendizagem e desenvolvimento.

Mantenha um Diálogo 

A comunicação é fundamental para ambas as partes. Um bom líder sabe como se impor e ganhar respeito de seus colaboradores, sabe qual tom de discurso utilizar em cada momento e principalmente sabe ouvir sua equipe. Um líder que permite que sua equipe tenha liberdade para dividir suas opiniões, ganha a confiança de seus subordinados.

Reconheça! Comemore as Conquistas

Ter um tempo para reconhecer o trabalho, o crescimento e desenvolvimento de seu time deveria ser item obrigatório em qualquer organização. É uma forma de mostrar aos colaboradores que seus esforços para o crescimento da organização têm participação deles. É fazer com que a equipe sinta-se engajada com empresa e consequentemente tornar os profissionais cada vez mais alinhado com a cultura da organização.

Conheça as Pessoas que fazem parte da Equipe

Não basta conhecer apenas o lado profissional das pessoas. Fora do trabalho, as pessoas têm suas vidas, seus problemas pessoais. Você não precisa saber de todos os detalhes, mas saber identificar que um funcionário está com algum problema e mostrar que você entende e se preocupa com ele faz com o colaborador se sinta acolhido, ao invés de sentir que ele é apenas um número, só mais um funcionário que a empresa exige que ele de seu potencial máximo independente do que esteja acontecendo com este. Lembre-se, são seres humanos, não robôs.

Dê o Exemplo

O famoso dito “faço o que eu digo, mas não faça o que eu faço” não existe. Os seus colaboradores sempre iram observar seu comportamento, suas atitudes e suas reações diante dos problemas.

Feedback Constante

 

Busque sempre dar feedbacks construtivos aos seus colaboradores individualmente. Nem todo mundo gosta de ser alertado na frente de seus colegas de trabalho. Mas o principal é não apenas dar feedbacks, e sim receber. Sempre que for dar um feedback, peça o retorno também. Busque de sua equipe a percepção da sua gestão, identifique como você pode ser um líder melhor.

 

Muito mais que delegar tarefas, o líder inspirador direciona, contribui, é leal a sua equipe e desenvolve. Ele estimula o aprendizado e mostra como se faz, sempre agregando valor aos demais e fazendo disso tudo, pontos primordiais para uma equipe de sucesso!

1 responder
  1. Igor Fernandes Cavalcante Cardzo
    Igor Fernandes Cavalcante Cardzo says:

    como dizia Flavio Augusto, pensar em si é mesmo que não pensar em si, pensar nos outros é igual pensar em si, o famoso paradoxo da liderança, se o conselho é bom, o exemplo arrasta!

    Responder

Deixe uma resposta

Quer participar neste assunto?
Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *