Como criar valor numa empresa

Quando se pensa em empreender, é preciso ter a respostas de três perguntas fundamentais para montar o seu modelo de negócios: O Que, Por Quê e Como.

O Que” é a etapa principal. Traz a definição do negócio, o propósito da empresa. É de fato o que o empreendedor quer levar aos seus clientes e quem serão esses clientes. Já as perguntas “Por Quê” e “Como”, são a base para a criação do valor de uma empresa, ou seja, são a identidade da marca.

A resposta do “por que fazemos o que fazemos” é a essência do negócio. É ter um posicionamento claro e firme do objetivo e é esse objetivo que vai definir a estratégia de crescimento e de valorização da marca. E o “como” essa estratégia se transformará em ação serão as leis que guiaram os colaboradores a atingirem o objetivo.

A proposta do valor aparece no plano de negócio, mas existem alguns pilares para que essa cultura seja fortalecia e os valores propostos se tornem consistentes.

Envolvimento dos colaboradores

Não é novidade que empregados motivados rendem muito mais. Mas não é apenas motivação, é transformar os funcionários em defensores da marca. Trata-se de engajar, desenvolver e reconhecer. É incentivar o colaborador a ter sentimento de dono, de trazer soluções e inovações alinhados aos valores e propósitos da companhia. A Ambev, por exemplo, tem 10 princípios que norteiam os seus valores. Dos 10, 7 são diretamente relacionados aos seus colaborares e seus desempenhos.

Inovação

Inovação não precisa ser necessariamente um produto ou serviço novo, e sim a maneira como esse produto é oferecido ao cliente. Para isso, é necessário conhecer o consumidor, entender o mercado e com isso proporcionar uma nova experiência, objetivando conquistar e fidelizar o cliente. A Apple é um excelente exemplo. O IPod, Iphone e Ipad já eram modelos de produtos existentes no mercado, mas ainda não tinham atingido seu potencial máximo. Inovação, qualidade e excelência fazem parte dos valores da Apple.

Responsabilidade Social

Significa que a empresa vai além do propósito de lucrar. Uma empresa que tem em seus valores responsabilidades sociais não se preocupa apenas com o seu desempenho e o de seus colaboradores. Ela também se preocupa com os seus clientes, fornecedores e meio ambiente. O mercado e os consumidores estão cada vez mais atentos ao consumo inteligente e a sustentabilidade. A responsabilidade social torna-se um fator decisivo não apenas para os clientes, mas também para os acionistas que irão investir na empresa.

 

 

Os valores criados para sua empresa vão definir o valor da sua marca no mercado. E, se você ainda tem dúvida do peso da marca, Jeff Bezos, CEO da Amazon, empresa mais valiosa do mundo, simplifica essa explicação:marca é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala”.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar neste assunto?
Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *